Tipos de vidro para deixar a casa com estilo moderno

Tipos de vidro: o que são? Veja os modelos e características de cada

Decorativos, seguros ou sustentáveis: quais vidros são adequados para o seu projeto? Conhecer cada um deles o ajudará a tomar a melhor decisão.

E no post de hoje vamos falar mais sobre cada um dos tipos de vidro e ajudá-lo a descobrir qual é o melhor para o seu projeto:

Tipos de vidro e seus principais usos

1. Vidro comum ou float

Fabricado a partir de sílica e outros minerais, o vidro comum, também denominado float, não sofre nenhum tratamento especial para aumentar a segurança ou garantir um melhor desempenho contra a luz solar.

Devido a esta simplicidade de fabricação, o vidro comum é a opção mais barata do mercado.

Normalmente usado para fazer espelhos, portas de móveis e vidraças, o vidro comum varia apenas em cor e espessura e pode ser encontrado em variedades incolores, verdes e defumadas variando em tamanho de 2 mm a 19 mm.

Leia Também

⇒ Super receitas pizzas fácies de prepara

⇒ Aprenda como desossa frango: 5 técnicas fáceis

Uma das principais desvantagens do vidro normal é que ele cria fragmentos afiados perigosos quando se quebra.

 

2. Vidro de segurança e vidro laminado

O vidro laminado é considerado um dos mais seguros contra impactos.

Este tipo de vidro consiste em duas camadas de vidro intercaladas com um filme de resina. Em caso de quebra, esse filme retém as peças quebradas e evita que se estilhacem, o que garante maior segurança no canteiro de obras.

 

A espessura do vidro laminado varia de 6 mm a 10 mm e pode chegar a 12 mm em casos individuais. O vidro laminado é amplamente utilizado em projetos de acabamento de fachadas e varandas e não é usado apenas em grades, portas, box de chuveiro e janelas.

 

Além da segurança, o vidro laminado também pode ser personalizado com várias opções de cores. Outra vantagem é o isolamento térmico e acústico deste tipo de vidro.

Em alguns casos, pode até receber uma película protetora contra os raios ultravioleta, que proporciona mais conforto térmico e também protege os móveis e estofados da luz solar.

 

Vidro temperado

O vidro temperado é outro tipo de vidro muito popular para projetos que exigem segurança e alta resistência.

 

Este tipo de vidro é feito de vidro normal, com a diferença de que é muito fresco para posterior exposição a altas temperaturas ab.

 

Isso torna o vidro temperado até cinco vezes mais forte do que o vidro normal e, quando se quebra, o vidro temperado se estilhaça em pedaços minúsculos sem criar pedaços pontiagudos.

No entanto, uma vez feito, não pode mais ser alterado. Projetos com vidro temperado são, portanto, feitos sob medida.

 

O vidro temperado pode ser colorido e tratado termicamente e acusticamente. Os principais usos do vidro temperado são em portas, janelas, acabamentos de varanda, tampos de mesa e vitrines comerciais.

Vidro antifogo

Vidro antifogo

O vidro antifogo ou antichamas impede a proliferação do fogo para dentro dos ambientes, além de ajudar a reter a fumaça.

O vidro antifogo é fabricado pelo processo de têmpera, ou seja, ele acaba sendo também um tipo de vidro temperado, só que, no entanto, ainda mais resistente as altas temperaturas.

Vidro à prova de vandalismo

O vidro à prova de vandalismo é recomendado para locais que podem ser facilmente visados ​​por vândalos e criminosos, como bancos, agências governamentais e lojas.

 

Fabricado com uma tecnologia de laminação especial, o vidro antivandalismo é ainda mais resistente do que o vidro laminado e temperado.

 

Se você acertar um impacto, em vez de quebrar, este tipo de vidro se estilhaça, mas sem se desprender da estrutura.

Vidro resistente a arranhões

O vidro resistente a arranhões feitos de carbono tem uma camada protetora que evita até dez vezes mais arranhões na superfície.

 

Esta propriedade torna o vidro anti-riscos mais adequado para tampos de mesa e aparadores.

Vidro temperado

O vidro blindado é o famoso vidro à prova de balas, por isso é mais amplamente utilizado para segurança e proteção pessoal.

 

Este tipo de vidro é muito comum em assentos, veículos de segurança e outros locais onde o risco de crime é alto.

 

O vidro blindado é feito de vidro comum intercalado com várias camadas de vidro laminado, bem como polímeros e policarbonato.

Vidro com fio

Outra opção de vidro de segurança é o vidro com fio. Este modelo de vidro possui uma malha de aço quadriculada no interior, o que aumenta a resistência ao impacto.

 

Pode ser utilizado na fabricação de grades de proteção em locais com grande fluxo de pessoas e como vidraça de proteção devido ao material ser translúcido.

3. Vidro decorativo

Vidro blindado – O vidro blindado é um tipo de vidro colorido obtido a partir do processo de têmpera. Durante a produção, a massa vítrea é aplicada com tinta esmalte e ao final o vidro ganha cor e resistência.

 

Tal como acontece com o vidro temperado, no entanto, o vidro serigrafado também deve ser feito à medida, uma vez que não pode ser modificado.

Vidro jateado

O vidro fosco é um dos tipos mais populares de vidro decorativo. Este tipo de vidro, feito de vidro comum ou temperado, é jateado com alta pressão, o que torna a superfície do vidro opaca e fosca.

 

Esta propriedade torna o vidro jateado uma boa escolha para ambientes que exigem privacidade.

Vitral

O vitral nada mais é do que a aplicação de uma tinta especial para cobrir toda a superfície do vidro.

Este tipo de vidro permanece translúcido, mas ganha potencial decorativo. Após aplicada a tinta, ela ainda pode passar pelo processo de têmpera para torná-la mais resistente.

 

O vitral pode ser usado para decorar as fachadas de casas e edifícios.

 

Bistelglas

O vidro de borda é um vidro com bordas chanfradas e usinadas. É muito decorativo e é frequentemente usado em tampos de mesa e espelhos.

Vidro corrugado

O vidro corrugado está de volta ao design de interiores. O modelo ondulado obtido através do processo de estilização do vidro cria ondas que garantem a privacidade do entorno sem reduzir o nível de luz.

Vidro fantasia

O vidro extravagante, também conhecido como vidro impresso, é um tipo de vidro que recebe diferentes padrões de design em sua superfície pressionando os rolos de metal juntos a temperaturas acima de 900 ° C.

 

Este processo pode ser realizado em vidro convencional bem como laminado e endurecido.

 

Fusão de vidro

O vidro de fusão é feito por uma técnica artesanal de baixa temperatura em que os painéis de vidro têm a forma desejada.

 

Vidro ácido

O vidro ácido é um tipo de vidro revestido com ácido. Semelhante ao vidro jateado, este tipo de vidro deixa a luz passar, mas mantém a privacidade.

 

O vidro ácido pode ser usado em portas, janelas e como divisória de ambientes.

 

Espelho de vidro

O espelho é um dos tipos de vidro decorativo mais populares que existem e não precisa de mais comentários.

 

A sua utilização é generalizada e traz inúmeros benefícios ambientais, como a sensação de ampliação dos espaços, uma melhor difusão da luz natural e uma estética clean e moderna.

 

4. Vidro controlado por calor e luz

Vidro refletivo ou espelhado

O vidro reflexivo é um vidro comum, com a diferença de que recebe uma película metálica na superfície externa, que repele os raios solares, aumenta o conforto térmico interno e ao mesmo tempo permite a passagem da luz.

Vidro anti-reflexo

O vidro anti-reflexo evita a formação de imagens em sua superfície para que o interior dos ambientes possa ser visualizado sem interferências.

 

Este tipo de vidro é amplamente utilizado em museus, galerias de arte e lojas. Janelas.

 

Vidro duplo

O vidro duplo, também denominado sanduíche ou vidro isolante, é feito da combinação de dois tipos diferentes de vidro, como vidro de segurança temperado e vidro laminado.

 

A ideia aqui é aproveitar ao máximo as funções que cada um deles pode oferecer. Independentemente do tipo de vidro utilizado, os vidros duplos proporcionam sempre uma excelente proteção contra a radiação solar sem prejudicar a luminosidade.

Vidro termocrômico

O vidro termocrômico possui um sensor eletrônico capaz de ajustar automaticamente o brilho para mais claro ou mais escuro dependendo da intensidade da luz e preferências predefinidas.

 

Vidro vitrocerâmico

O vidro vitrocerâmico é usado, por exemplo, em eletrodomésticos como fogões usados.

 

Este vidro passa por um processo semelhante ao de têmpera e, com isso, aumenta sua resistência ao calor, bem como baixa condutividade e expansão térmica.

 

5. Vidro sustentável

vidro autolimpante

Um dos vidros sustentáveis ​​mais famosos é o vidro autolimpante. Esse tipo de vidro possui uma camada translúcida de dióxido de titânio que, quando exposta aos raios ultravioleta, repele a poeira e resíduos que se acumulam na superfície.

 

O uso de vidro autolimpante é melhor para fachadas de casas e edifícios, pois deve ser instalado verticalmente ou inclinado.

 

Vidro de proteção para pássaros

O vidro de proteção para pássaros é uma solução desenvolvida pela Ornilux para eliminar o risco de colisão de pássaros com o vidro. Janelas. Edifícios e casas.

 

Este vidro possui uma tecnologia especial que imprime desenhos que são visíveis apenas para pássaros. Os pássaros mudam sua trajetória ao olhar para o vidro desenhado e evitam o choque.

 

Os humanos, por outro lado, só veem vidro translúcido comum.

Vidro fotovoltaico

O vidro fotovoltaico é uma daquelas soluções supertecnológicas e extremamente sustentáveis.

 

O objetivo deste tipo de vidro é capturar a luz solar através de um filme fotovoltaico e gerar eletricidade a partir dele.

Tipos de vidro para portas e janelas

O vidro de segurança é melhor para portas, incluindo caixas e janelas. Eles podem ser laminados ou temperados.

 

São mais resistentes a choques e podem trazer películas de proteção solar para aumentar o conforto térmico da casa.

 

E qual desses tipos de vidro é o melhor para o seu projeto?

Rate this post
SOBRE O AUTOR
Yasmin Vitoria
Olá eu sou Yasmin Vitoria, adora escreve diversos artigos como decorações de casamento, decorações de casa e uma grande diversidade de artigo. vai ser um prazer ter você como um leito dos meus artigos
RELACIONADOS

Deixe seu comentário

© 2021 - Dicas Simples Decoração – casa e jardim