Planta Alamanda: saiba como ter essa linda planta que floresce o ano todo
Alamanda é uma trepadeira arbustiva que dá beleza a caramanchões, pérgulas e muros , portões, bem como ter aquele sombrinha bem deliciosa no local quando usado como cerca viva.Porém, alguns cuidados precisam ser tomados no seu cultivo e cuidados devido a sua toxicidade.
Então, se você quer renovar a paisagem do seu espaço externo com a planta Alamanda, mas você ainda tem dúvidas sobre as propriedades e aqueles pequenas detalhes deve levar em para não perde a planta leva em consideração, veja os próximos tópicos. Mas nesse artigo vamos esclarecer dicas importante sobre esta espécie. Confira!
Alamanda: Importância e Características de sua Flor
Nativa do Brasil, Alamanda, também conhecida como dedaleira, dedaleira princesa e orelia, é uma trepadeira de porte longo, flexível e pesado galhos.
Não é à toa que os galhos precisam de suporte e orientação à medida que crescem e, portanto, precisam ser presos a fios, ganchos e outros suportes.e A flexibilidade de seus galhos torna a planta Alamanda tão comumente usada para decorar muros de casas e muitos outros e pérgulas de concreto, madeira e ferro.
A planta tem folhagem bem verdes e compridas e as flores (amarelas, rosas, roxas, vermelhas, brancas…), com cinco pétalas , são em forma de trombeta e medem entre 7 e 12 centímetros. Alamanda uma planta forte ao tempo e ainda ter flor ano todo até nos mais quentes.
O que significa a palavra Alamanda? Alamanda é uma flor cujo significado é o amor sagrado. A flor Alamanda está associada à alegria, amor fraterno e harmonia familiar, tornando-a ótima para levantar o clima de um ambiente.
Allamanda é venenosa em todas as suas partes. A planta Alamanda consiste em uma seiva leitosa venenosa para impedir o ataque de pulgões e cochonilhas no jardim. Em contato com humanos, sua toxicidade é tão alta que o simples contato da planta com o corpo pode causar dermatites e outras irritações oculares. Além disso, suas folhas e caules podem causar cólicas, náuseas, vômitos e diarreia se ingeridos.
Alamanda traz beleza a caramanchões, pérgulas, muros, portões, além de sombra natural e até segurança para o terreno quando utilizado como cerca viva. Sua densa folhagem verde contrasta com a cor de suas flores. Na natureza, a flor de alamanda amarela é uma das mais comuns, mas também existem flores de allamanda de outras cores, como alamanda rosa, allamanda roxa, allamanda branca e allamanda vermelha.
Se você quiser cultivar Alamanda em casa, existem alguns cuidados importantes que você precisa tomar para manter a planta crescendo de forma saudável.
No entanto, antes de começar a cultivar ou cuidar dela, é importante lembrar que a Alamanda é uma planta venenosa. Portanto, a primeira recomendação é que você evite esta espécie na presença de animais e crianças em casa.
Pois bem, quando se trata daquele lugar que proteja para plantio, as dicas mais importantes para cuidar da Alamanda são:
Alamanda pode ficar verde o ano inteiro, mas para que floresça profusamente, a planta deve ser exposta à luz solar direta; Como os galhos da Alamanda são flexíveis e pesados, eles precisam de suporte para crescer de forma saudável, o que significa que precisam ser presos a fios, ganchos e outros suportes;
pode ser feito a partir de estacas ou de sementes. Confira o passo a passo abaixo e saiba como propagar esta planta em casa.
A primeira orientação para quem quer fazer mudas de Alamanda a partir da semente é esperar até que o fruto esteja seco, fique marrom e tenha espinhos mais firmes.
Observação: não esqueça que conforme as mudas de Alamanda crescem, elas precisam de uma área de apoio e orientação para que seus galhos não caiam, ou seja, uma vez que a planta esteja pelo menos 1 metro de altura, amarre seus galhos em fios, ganchos ou outros suportes.
Então o que você gostou neste post sobre a planta Alamanda? Sim?! Então, aproveite para visitar nosso blog e confira nossa galeria de fotos abaixo para mais algumas imagens da flor Alamanda!
Confira mais fotos da planta Alamanda: