Planta Alamanda: saiba como ter essa linda planta que floresce o ano todo

Planta Alamanda: saiba como ter essa linda planta que floresce o ano todo

Alamanda é uma trepadeira arbustiva que dá beleza a caramanchões, pérgulas e muros , portões, bem como ter aquele sombrinha bem deliciosa no local quando usado como cerca viva.Porém, alguns cuidados precisam ser tomados no seu cultivo e cuidados devido a sua toxicidade.

Então, se você quer renovar a paisagem do seu espaço externo com a planta Alamanda, mas você ainda tem dúvidas sobre as propriedades e aqueles pequenas detalhes deve levar em para não perde a planta leva em consideração, veja os próximos tópicos. Mas nesse artigo vamos esclarecer dicas importante  sobre esta espécie. Confira!

Alamanda: Importância e Características de sua Flor

Nativa do Brasil, Alamanda, também conhecida como dedaleira, dedaleira princesa e orelia, é uma trepadeira de porte longo, flexível e pesado galhos.

Não é à toa que os galhos precisam de suporte e orientação à medida que crescem e, portanto, precisam ser presos a fios, ganchos e outros suportes.e A flexibilidade de seus galhos torna a planta Alamanda tão comumente usada para decorar muros de casas e muitos outros e pérgulas de concreto, madeira e ferro.

A planta tem folhagem bem verdes e compridas e as flores (amarelas, rosas, roxas, vermelhas, brancas…), com cinco pétalas , são em forma de trombeta e medem entre 7 e 12 centímetros. Alamanda uma planta forte ao tempo e ainda ter flor ano todo até nos mais quentes.

O que significa a palavra Alamanda? Alamanda é uma flor cujo significado é o amor sagrado. A flor Alamanda está associada à alegria, amor fraterno e harmonia familiar, tornando-a ótima para levantar o clima de um ambiente.

 Ela é venenosa é planta Allamanda?

Allamanda é venenosa em todas as suas partes. A planta Alamanda consiste em uma seiva leitosa venenosa para impedir o ataque de pulgões e cochonilhas no jardim. Em contato com humanos, sua toxicidade é tão alta que o simples contato da planta com o corpo pode causar dermatites e outras irritações oculares. Além disso, suas folhas e caules podem causar cólicas, náuseas, vômitos e diarreia se ingeridos.

De que cores é a flor Alamanda?

Alamanda traz beleza a caramanchões, pérgulas, muros, portões, além de sombra natural e até segurança para o terreno quando utilizado como cerca viva. Sua densa folhagem verde contrasta com a cor de suas flores. Na natureza, a flor de alamanda amarela é uma das mais comuns, mas também existem flores de allamanda de outras cores, como alamanda rosa, allamanda roxa, allamanda branca e allamanda vermelha.

Como Cuidar de Alamanda

Se você quiser cultivar Alamanda em casa, existem alguns cuidados importantes que você precisa tomar para manter a planta crescendo de forma saudável.

No entanto, antes de começar a cultivar ou cuidar dela, é importante lembrar que a Alamanda é uma planta venenosa. Portanto, a primeira recomendação é que você evite esta espécie na presença de animais e crianças em casa.

Pois bem, quando se trata daquele lugar que proteja para plantio, as dicas mais importantes para cuidar da Alamanda são:

Alamanda pode ficar verde o ano inteiro, mas para que floresça profusamente, a planta deve ser exposta à luz solar direta; Como os galhos da Alamanda são flexíveis e pesados, eles precisam de suporte para crescer de forma saudável, o que significa que precisam ser presos a fios, ganchos e outros suportes;

  • O solo ideal Para cultivar a deve ser fertilizante orgânico rico em fósforo, pois isso ajudará na floração.
  • Deve ser regada com frequência, a terra não pode ficar encharcado; floresce o ano todo, mas se intensifica principalmente na primavera e no verão;
  • A flor Alamanda pode atingir até 3 metros de altura e recomenda-se que sua poda seja feita no final do inverno ou início da primavera.

Como fazer mudas de planta Alamanda:

pode ser feito a partir de estacas ou de sementes. Confira o passo a passo abaixo e saiba como propagar esta planta em casa.

  • Corte pequenos galhos, entre 15 e 20 cm de comprimento. Como são necessários pelo menos 3 botões em cada estaca;Em um vaso de flores com adubo orgânico e boa drenagem, plante a estaca até que o substrato chegue ao centro;
  • Coloque o vaso em um local parcialmente sombreado que receba luz solar algumas horas por dia. Assim que a planta germinar, coloque o vaso em local com bastante sol;
  • Regue com frequência, mas sem molhar o solo; Assim que as mudas ganham mais vigor, isso leva ao transplante para o local definitivo.
  • Embora a alamanda trepadeira seja mais fácil de propagar a partir de estacas, também é possível criar novos vasos mudas de alamanda a partir de sementes.

Como fazer uma muda de planta alamanda: sementes

A primeira orientação para quem quer fazer mudas de Alamanda a partir da semente é esperar até que o fruto esteja seco, fique marrom e tenha espinhos mais firmes.

  • Mas para cultivar em vaso é necessário que você remova as sementes de dentro da fruta com as mãos;
  • Em um vaso com boa drenagem e adubo orgânico, enterre as sementes com tanto de terra uns 3 cm no maximo;
  • Mantenha o vaso de planta em local parcialmente sombreado que receba luz solar por algumas horas por dia e regue com frequência, a terra não pode ficar encharcado;
  • Assim que as mudas germinarem e mais ganhar vigor, transplante em local específico.

Observação: não esqueça que conforme as mudas de Alamanda crescem, elas precisam de uma área de apoio e orientação para que seus galhos não caiam, ou seja, uma vez que a planta esteja pelo menos 1 metro de altura, amarre seus galhos em fios, ganchos ou outros suportes.

Então o que você gostou neste post sobre a planta Alamanda? Sim?! Então, aproveite para visitar nosso blog e confira nossa galeria de fotos abaixo para mais algumas imagens da flor Alamanda!

Confira mais fotos da planta Alamanda:

 

SOBRE O AUTOR
Yasmin Vitoria
Olá eu sou Yasmin Vitoria, adora escreve diversos artigos como decorações de casamento, decorações de casa e uma grande diversidade de artigo. vai ser um prazer ter você como um leito dos meus artigos
RELACIONADOS

Deixe seu comentário

© 2022 - Dicas Simples Decoração – casa e jardim