No Brasil, temos uma especialidade regional, que é a frigideira. Essa é uma típica omelete de carne, preparada desde o Espírito Santo até o Nordeste. Porém, é mais conhecido como um prato baiano. É feito com camarão e guaiamuns (caranguejo de casca azul). Seus ingredientes também incluem óleo de palma e leite de coco. É considerada uma iguaria feita com caranguejos moles.
O que é um caranguejo macio? Os caranguejos são forçados a mudar suas conchas várias vezes à medida que crescem. No estágio intermediário, a nova casca ainda não endureceu, o que é chamado de caranguejo mole. Nesta fase, é preparado de diferentes formas, frito, na moqueca ou na frigideira.
Porção: 6 porções
Tempo de preparação: 15 minutos
matéria-prima:
- 6 ovos
- 1 cebola grande
- 1 tomate
- 1 colher de sopa de pimenta doce em pó ou pimenta em pó
- 2 colheres de sopa de azeite
- 1/2 colher de chá de sal
- 1/2 colher de chá de pimenta moída na hora
- 3 batatas grandes cozidas no dia anterior
Modo de preparação :

1ª passo: A altura da fritada vai pender do dimensão da panela utilizada. Para a receita da fotografia utilizei uma caçarola com 20 cm de diâmetro forrada com teflon. Contudo pode-se usar qualquer panela.
2ª passo: As batatas devem ser cozidas na água com um pouco de sal na véspera do dia que aprontar a fritada. Guarde-as na refrigerador. O causa é fácil: elas desidratam um pouco no ar gélido da refrigerador, e com isso preserva a sua jeito no decorrer o preparação.
3ª passo: Na horário de aprontar a fritada descasque e corte as batatas no tamanho e em seis ou oito pedacinhos na transversal. Necessita do volume de cada batata.