Saiba como ter um pomar em casa seus cuidados

Como fazer um pomar em casa Nós explicamos:

Consumir uma fruta orgânica tem um sabor completamente diferente. Por outro lado, você sabia que o Brasil já é o maior consumidor mundial de agrotóxicos? Além disso, dados da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e do Ministério da Saúde mostram um aumento no número de mortes e intoxicações por esses agrotóxicos. Você já pensou em como plantar um pomar em casa?

Diante de tal cenário, muitas pessoas têm procurado alternativas de dieta mais saudáveis. Cultivar os alimentos em seu próprio quintal é uma boa opção. Independentemente do tamanho, existem formas de plantar um pomar.

O cultivo de plantas frutíferas proporciona saúde e é um hobby que faz bem para a saúde mental as frutas direto da árvore e consumir alimentos frescos e orgânicos!

Quer aderir a esta ideia? Muito bom! No artigo de hoje, vamos mostrar como fazer um pomar em casa. Entenda o que é necessário e plante as frutas que sua família consumirá hoje.

Como você faz um pomar?

  • Etapa 1: Prepare o terreno

O tamanho da sua casa não importa. Se você tem um terreno com terreno, é possível que tenha seu próprio pomar. Antes de iniciar o plantio, no entanto, é importante verificar as condições do solo.

Aqui estão algumas coisas a serem observadas:

 

O solo deve ser preferencialmente plano ou ligeiramente inclinado; o solo deve ser profundo e bem drenado;

  • a área deve ser cercada para evitar a entrada de animais;
  • manter sempre o solo limpo, livre de pedras, detritos e raízes de plantas;
  • à procura de um terreno sem formigueiro na área ou arredores;
  • pense na proteção das plantas contra ventos fortes que derrubam flores e frutos, deformam galhos e afetam a polinização.

Se você tiver alguma dúvida sobre a natureza do seu solo, vale a pena contar com análises de laboratórios especializados com amostras de campo. Essa atitude pode afetar muito o sucesso do pomar.

Outro fator importante ao iniciar um pomar em casa é garantir que haja água limpa nas proximidades. Além disso, o solo deve ser rico em matéria orgânica e receber radiação solar suficiente.

Preste atenção à iluminação

a luz solar é necessária para as plantas fotossintetizar e produzir seus alimentos. A iluminação é essencial para a criação de um pomar de frutas variadas, pois interfere no crescimento das plantas e na produção de frutas.

Leia Também

⇒ Tipos de vidro para deixar a casa com estilo moderno

⇒ Decoração em gesso: confira lindas dicas

O verão requer pelo menos sete horas de luz solar ininterrupta. Certifique-se de que não há prédios, paredes ou outras árvores que possam interferir na iluminação do pomar. Toda a área deve receber luz solar.

Determine os pontos cardeais

É importante verificar os pontos cardeais para o sucesso do pomar. Abra os braços para que o lado direito aponte para onde o sol nasce (leste). O lado esquerdo é o oeste, na frente dele o norte e atrás o sul.

O leste do país é privilegiado por possuir solo com temperatura mais amena – o que permite umidade suficiente do solo. O lado oeste é a parte mais quente e com a evaporação de água mais rápida. Uma solução é plantar árvores ali com raízes e folhas mais fortes.

Uso de resíduos orgânicos

O solo precisa de resíduos orgânicos para manter as árvores frutíferas saudáveis. Isso garante às plantas uma quantidade suficiente de nutrientes e favorece o seu desenvolvimento. Lembre-se de incluir as minhocas: elas são essenciais para um solo saudável e rico em nutrientes.

Veja as opções de resíduos que podem ser usadas para fertilizar o solo:

  • Café em pó: ótimo para plantas que gostam de solos ácidos;
  • casca de ovo: use triturada para fornecer cálcio às plantas;
  • casca de banana: use picada para fornecer potássio ao solo.
  • você também pode, com restos de compostagem de alimentos. Para isso, compre uma compostagem ou monte-a a partir de três caixas de plástico escuro, a de cima com tampa.

 

As caixas devem ser empilhadas e as duas de cima devem conter pequenos orifícios. O último compartimento destina-se à recolha de resíduos orgânicos líquidos, que podem ser diluídos e utilizados para regar o solo ou pulverizar as plantas.

Forre a caixa superior com folhas secas, serragem e galhos. Em seguida, no mesmo compartimento coloque a sujeira e cerca de uma centena de minhocas. Além disso, vêm as sobras de comida que precisam ser cobertas com outra camada de folhas secas para evitar o mau cheiro do processo.

Ingerir restos de comida de suas refeições todos os dias. Quando este recipiente estiver cheio, mude de posição para o recipiente do meio para reiniciar o processo. Não há necessidade de adicionar novos worms. Após cerca de um mês, o fertilizante orgânico está pronto para uso.

Escolha as árvores

Antes de escolher as mudas para a sua horta, é necessário estudar o clima da região. Só a partir daí é possível determinar o tipo de árvore frutífera ou planta que você vai cultivar. É importante saber que as espécies se dividem em grupos de climas tropicais, temperados e subtropicais.

Cada grupo se adapta melhor a um clima. Você gostaria de um exemplo? Algumas árvores com climas tropicais não prosperam em regiões com invernos frios e geadas. Por outro lado, as árvores frutíferas de clima temperado precisam de um período de descanso em temperaturas mais baixas para que possam florescer e dar frutos mais tarde.

Depois de preparar o terreno e identificar quais espécies são adequadas para o seu pomar, é hora de comprar mudas. Você precisa ser forte e ter raízes saudáveis ​​e bem formadas.

Escreva estas dicas para acertar em seu pomar:

Árvores grandes, como mangueiras, não devem ser plantadas perto de casas ou paredes, pois podem danificar suas estruturas e, além disso, poluir telhados e calhas; jaca e abacate caem e são frutos pesados. Tenha cuidado com a localização da árvore, pois pode danificar veículos ou telhados;

árvores menores como limão, acerola, cereja, romã, jabuticaba e tangerina são indicadas para quem não tem muita terra em casa; Se você tem uma casa pequena, pode plantar árvores frutíferas com vasos. No entanto, escolha vasos muito grandes para permitir o desenvolvimento das raízes;

Folhas e frutos caídos devem ser removidos para prevenir pragas e doenças que atacam as plantas vivas. Eles também atraem moscas e outros insetos urbanos;

As vinhas, como o maracujá e a uva, devem ser mantidas limpas ao nível da estrutura.

Ferramentas de jardinagem são necessárias para construir e manter o pomar. Em caso de dúvida, consulte produtores de confiança, pois eles lhe dirão a melhor muda.

 

Se quiser, pode até fazer essa busca e comprar as plantas nas lojas virtuais para ter pomar em casa. Aproveite a comodidade de fazer compras online e obtenha em qualquer lugar do Brasil.

 

Então o que você achou das dicas e como projetar um pomar em casa? Você está animado para plantar algumas frutas em seu jardim? Além de todos os benefícios psicológicos e de saúde que as plantas oferecem, você também deixará sua casa menos aconchegante com árvores próximas.

Compartilhe este artigo em suas redes sociais para ajudar outras pessoas que desejam frutas frescas, mas não sabem como plantar um pomar em casa.

15 árvores frutíferas para ter em casa para começar seu próprio pomar

As frutas são deliciosas e muito boas para sua saúde quando se tem pomar em casa. Que tal plantar algumas árvores frutíferas em casa? Eles produzem frutas deliciosas e na maioria dos casos fornecem sombra para o seu jardim. Conheça a maneira ideal de cultivar um pomar de verdade em casa.

pomar em casa

Tudo de bom ter pomar em casa

Entre as árvores frutíferas que você deve ter em casa está ela. É uma espécie que cresce pouco e produz a romã, fruta muito utilizada na culinária e na preparação de bebidas.

Como cuidar

É ideal para cultivo doméstico, pois pode ser plantado no jardim e também em vasos se o espaço for pequeno, é importante estar sempre atento. Não tolera sombra, a luz solar tem que atingi-lo diretamente. O solo deve ser fértil e não encharcado.

Limoeiro

pomar em casa

Uma boa dica de ter pomar em casa

É uma daquelas árvores frutíferas que se deve ter em casa que produzem limão. Os frutos começam a aparecer três anos após o plantio. Com muito cuidado, a safra pode chegar a 100 quilos por safra.

Como cuidar

Por se tratar de uma árvore de porte médio, recomenda-se que seja cultivada em quintais. A irrigação precisa ser equilibrada para que a terra não fique molhada ou seca. O solo ideal para ele é arenoso.

Lichieira

É uma árvore de grande porte que cresce entre 15 e 20 metros de altura. Seus frutos são pequenos e de casca grossa. A cada colheita, são produzidos até 50 quilos de frutas. Pode ser cultivado em vasos, desde que seja podado com freqüência para evitar que cresça.

Como cuidar dele

Gosta de receber bastante luz solar direta e um ambiente ventilado. O solo deve estar fertilizado, bem drenado e limpo. É importante sempre remover folhas e galhos ao redor do solo. A rega deve ser feita sempre, principalmente na fase de formação da fruta.

Madagascar Cherry

Pode atingir 2 a 3 metros de altura, produz cerejas e é uma opção para cultivo em quintais ou jardins. Suas folhas têm propriedades medicinais e são utilizadas em chás para combater infecções do trato urinário, artrite reumatoide e outras doenças.

 

Cuidados

O local deve receber sol e sombra, pois esta árvore precisa dos dois. O solo deve ser fértil e profundo para poder se desenvolver e crescer de forma saudável. A irrigação não precisa ser feita diariamente, mas deve ser intensificada no verão e nos períodos de seca.

 

Laranjeira

pomar em casa

Sua familia vai amar ter pomar em casa

É uma árvore de médio porte que tem uma vida produtiva de 50 a 60 anos. Os primeiros frutos costumam aparecer 24 meses após o plantio. É ideal para casas com muito espaço, como quintal ou grande jardim.

 

Cuidados

A rega deve ser feita regularmente e no nível certo, sem exagerar. Recomenda-se o uso de calcário para controlar a acidez do solo, e na primavera o uso de fertilizantes. Deve ser mantido sob luz solar direta.

Macieira

É uma árvore de grande porte que pode atingir os 10 metros de altura. Eles não começam a produzir frutos até 3 a 55 anos após o plantio. Devido à sua grande proporção, é ideal para quintais com muito espaço ou para quintas.

Como cuidar

Deve-se tomar cuidado ao escolher onde plantar, pois precisa de pelo menos 6 horas de luz solar por dia. Não deve haver vento forte e seu solo precisa ser drenado e rico em nutrientes. A rega pode ser feita com frequência durante o desenvolvimento da árvore.

Mangueira

É uma daquelas árvores frutíferas para ter em casa, mas ocupa espaço pois pode chegar a 30 metros. Seus frutos são colhidos entre a primavera e o verão, algumas espécies produzem duas vezes ao ano.

Cuidados

O solo deve ser argilo-arenoso e com boa drenagem. Depois do plantio pode-se regar abundantemente, depois que as raízes crescerem, a rega só precisa ser feita quando o solo estiver seco. A exposição solar é ideal para esta árvore.

Amora

geralmente grande em tamanho, mas menor quando cultivada em vasos. Produz amoras, frutas pequenas e rebuçados que lembram o formato das framboesas. Quando plantada em um quintal, pode crescer até 12 pés (12 metros).

Como cuidar

Cresce bem à sombra e prefere clima húmido. Regue sempre que notar que o solo está secando, mas é importante estar sempre molhado, sem se molhar. Quanto ao solo, não requer muita manutenção, pois esta árvore se adapta a praticamente todas as espécies.

 

Morango

Muito pequeno e com muitos frutos usados, morangos. Esta é uma árvore frutífera que cresce rápido e tem uma boa produção, após 60 a 80 dias do plantio será feita a primeira colheita. Seu tamanho menor o torna ideal para o cultivo em casa, principalmente em vasos, quando não há espaço com terra.

Como cuidar

A rega deve ser feita preferencialmente de manhã e cerca de pelo menos uma vez por semana. O solo deve ser bem drenado, recomendam-se furos no solo no plantio em vasos para evitar o acúmulo de água nas raízes. Ele também precisa de pelo menos 4 horas de luz solar direta por dia.

Goiabeira

É uma árvore de crescimento rápido e produtiva há pelo menos 15 anos. Além dos frutos saborosos e saudáveis, suas folhas também apresentam propriedades medicinais. Em geral, não cresce muito e torna-se de tamanho médio quando adulto. É ideal para quintais.

Cuidados

Para que a produção de frutas ocorra mais de uma vez por ano, é necessária a poda, que deve ser feita a cada 2 meses. A rega só precisa ser feita uma vez por semana, pois esta árvore não gosta de água em excesso. O local ideal para esta árvore é ao ar livre e o solo necessita de fertilizações frequentes.

 

Mini Pitangueira

É uma árvore frutífera anã que atinge cerca de 40 centímetros. É ideal para ser plantada em pequenos espaços e em vasos, uma ótima opção para quem mora em apartamento. Ela floresce e dá frutos duas vezes por ano.

Como cuidar

Gosta de locais com luz solar direta e clima quente, mas é resistente ao frio. Recomenda-se que o solo para seu plantio seja rico em composto orgânico. É necessária rega frequente nas primeiras semanas, após o que pode ser feita durante um longo período de tempo.

Aceroleira

É uma pequena árvore que pode atingir os 3 metros de altura. Seus frutos são amplamente utilizados na fabricação de sucos e são ricos em vitaminas. É uma ótima opção para plantar em jardins e pequenos espaços em casa.

Cuidado

Deve ser cultivado em um local ensolarado em um clima quente. Os primeiros frutos aparecem após 8 meses de plantio, mas podem ocorrer alterações dependendo das condições climáticas. A rega deve ser feita 2 a 3 vezes por semana, exceto nos períodos de chuva, quando não é necessária.

 

Jabuticabeira

Esta árvore brasileira floresce duas vezes por ano. Dependendo dos cuidados e do clima onde for plantada, pode crescer até 9 metros de altura. É cultivado em residências com muito espaço.

Cuidado

Deve receber luz solar direta e altas temperaturas. A rega deve ser feita diariamente para que a árvore cresça de forma saudável e também regar as folhas. Recomenda-se que o corte seja feito para ventilar e aumentar a quantidade de luz solar em sua coroa.

Cajueiro

Geralmente atinge entre 5 e 12 metros, mas pode crescer até 20 metros de altura com bom cuidado. A partir da casca de seu tronco é possível preparar um chá que ajudará no tratamento do diabetes e protegerá o coração. Seu tamanho a torna uma árvore adequada para quintais.

Como cuidar

A rega deve ser feita com frequência durante o primeiro ano, após este tempo recomenda-se regar a cada 15 dias. Sol pleno e um solo que drene a água são necessários para um bom desenvolvimento.

Abacate

De tamanho médio e alto, pode atingir alturas de 7 a 20 metros. É ótimo para ser plantado em um grande quintal, pois fornece boa sombra, além de frutas saudáveis.

Como cuidar

A rega deve ser feita diariamente porque esta árvore adora água. O local de plantio deve ser protegido de ventos fortes e receber bastante luz solar. O solo adequado é bem drenado e rico em matéria orgânica.

 

Existem muitos tipos de árvores frutíferas para ter em sua casa, e com toda essa variedade, é possível cultivar um pomar bem próximo a você! Você gostou das opções? Veja também flores roxas e projete seu jardim!

Rate this post
SOBRE O AUTOR
Yasmin Vitoria
Olá eu sou Yasmin Vitoria, adora escreve diversos artigos como decorações de casamento, decorações de casa e uma grande diversidade de artigo. vai ser um prazer ter você como um leito dos meus artigos
RELACIONADOS

Deixe seu comentário

© 2021 - Dicas Simples Decoração – casa e jardim