Dicas de como evitar doenças em seu gramado

Saiba de como evitar doenças em seu gramado deixar a vida desse espaço lindo em seu jardim, por conta deixar ele verdinho.

Rhizoctonia é uma enfermidade fúngica de solo de longo relevância e bastante regular em gramados ornamentais. Gramados contaminados por Rhizoctonia spp exibem indícios bastante variados à medida que a tipo de capim, conseguindo ser facilmente confundida com indícios de diferentes enfermidades. Quando infectam gramados de tempo gélido são popularmente famosos por Brown patch e Large patch quando atacam gramados de atmosfera aquecido como os cultivados no Brasil.

Quais são os sintomas doença no gramado?

Os indícios causados por Rhizoctonia mudam abundante, dependendo da tipo de gramado, circunstâncias do solo e ambientaisGramados aparados bastante baixos normais em campos de golfe com alturas de corte de até 0,5 cm exibem indícios distintos das gramas que necessitam de civilizado mais enormes que 3 cm de altura.

As circunstâncias ambientais são determinantes para diferenciação dos indícios apresentados pela Rhizoctonia spp. Em gramados de atmosfera aquecido (Cynodon, Stenotaphrum,  Axonopus e Zoysias), a enfermidade se expressa entre o outono e inverno, preferencialmente, entre maio e início de agosto quando as gramas exibem seu compasso de aumento diminuído e há exigências ideias para a infeção do gramado pelo fungo como: baixas temperaturas e umidade.

Quando a enfermidade se instala no gramado os incipientes indícios verificados é a ensino anéis ou manchas de formato oval/ redondo de cor marrom com condição queimado.Lesões foliares são incomuns, pois o fungo não ataca propriamente a folha.

As Contaminações ocasionadas pelo fungo dão-se nos estolões ou na bainha das folhas ( alicerce da folha ), resultando em podridão basal de aparência encharcado , marrom-avermelhadas ou pretas.

Os brotos acometidos conseguem ser facilmente removidos de suas bainhas aonde aconteceu contaminação. As raízes exibem condição de descoloramento, mais não de aprodrecimento. Os indícios causados pela enfermidade são abundante evidentes, caracterizando-se pelo apodrecimento dos perfilhos que dão proveniência ao aparecimento de anéis ou manchas que conseguem exibir, no início, de 20 a 30 cm de diâmetro e estender-se por bastante metros ( 8 metros de diâmetro), aonde a capim apresenta-se quase totalmente assassinada.

Os anéis ou manchas exibem coloração que pode diversificar de amarelo à marrom. Os perfilhos infeccionados pelo fungo apresentam-se descoloridos e os indícios dão-se a princípio nas folhas velhas, progredindo para as mais recentes.

Os brotos localizados nas margens dos anéis de contágio conseguem exibir coloração amarelo alaranjado , permanecendo abundante evidentes nesse ínterim uma contaminação ativa . Esses indícios permanecerão no gramado até que a capim retorne seu compasso de elevação (princípio da primavera).

Medidas preventivas para domínio da doença:

Suspender adubação Nitrogenada (N) nas épocas mais frias do ano para impedir o elevação exorbitante do gramado. Fazer adubação nitrogenada no gramado simplesmente até o meio do estio ; Caso seja essencial à execução do N no inverno, usar fontes de licença devagar de nitrogênio, pois são menos inclinadas a ampliar Rhizoctonia do que modelos solúveis em água (de licença frenética) ou usar formulações com queda agrupamento de N. Reter o solo com enormes níveis de Fósforo e Potássio no inverno.

Fósforo: Estimula o elaboração de raízes, tornando o programa radicular mais viril ; Potássio : Transforma a parede das telefone mais rígida, criando uma barreira para a metida do fungo. Diminuir a constância de irrigações nas épocas mais frias do ano.

Realizar a irrigação do gramado pela primeiras horas do dia para diminuir a severidade da enfermidade; Irrigações realizadas pela primeiras horas do dia permitem a drenagem da água da camada externo do solo e o secamento da área da velha no decurso do dia, impossibilitando que a capim mantenha-se Embebida por um época bastante prolongado (12 horas de folha úmidas;

De maneira nenhuma acontecer irrigação ao fim do dia (depois as 18 h), pois manterá o gramado Molhado por mais de 12 horas. Caso seja fundamental fazer a irrigação no tempo da noite, programar o método de irrigação para ligar a de início da meia noite (24 hrs). Acontecer a poda de árvores e arbustos aspirando aprimorar a fluxo de ar e a trepada de iluminação sobre o dossel da grama.

Remover o exagero de ratã sobre o dossel da relva impossibilitando o loja de um microclima pertinente ao elaboração da doença. Evitar podas excessivamente baixas do gramado nos períodos mais frios do ano.

Em exigências de elevada severidade da enfermidade recomenda-se o utilização de fungicidas biológicos para manejo quando esta acontece em gramados domésticos. Gramados aonde a enfermidade já tenha se manifestado em aninhos precedentes necessitarão de procedimento preventivo (anteriormente a Tempo de incidência da enfermidade ) a término de inibir o elaboração da mesma.

Rate this post
SOBRE O AUTOR
Yasmin Vitoria
Olá eu sou Yasmin Vitoria, adora escreve diversos artigos como decorações de casamento, decorações de casa e uma grande diversidade de artigo. vai ser um prazer ter você como um leito dos meus artigos
RELACIONADOS

Deixe seu comentário

© 2021 - Dicas Simples Decoração – casa e jardim