Rosa rasteira:

Este tipo de rosa é perfeito para a educação de maciços ou forrações por baixo de sol pleno. Elas se dissipam, cobrindo bem o solo. Costumam aumentar sobre suas próprias raízes, ou seja, não são enxertadas. São plantas robustas, resistentes a pragas e enfermidades e com flores em geral pequenas, fácil ou dobradas. Há variedades que florescem uma vez por ano e diversas com florações subsequentes.
Rosa sempre-florida:

Como o respectivo título disse, estas roseiras estão sempre em flor. As florações não são bastante abundantes, no entanto abundante ornamentais. Essas plantas tendem a aumentar verticalmente e são bem resistentes ao gelado. São utilizadas em partes aonde se deseje flores o ano todinho, como na acesso da residência, seguinte à perto da fronte, etc.
Rosa trepadeira:

As roseiras trepadeiras, apesar do título , não conseguem escalar de veracidade , com gavinhas ou raízes adventícias. Elas são arbustos escandentes, que lançam ramos longos, e estes conseguem ser conduzidos sobre os suportes. Conseguem florescer no decorrer o ano inteiro ou somente na primavera, de conformidade com a variedade.