Coletânea, Receitas do sul: carreteiro de charque
Olá pessoal! Nessa coletânea de 10 textos, iremos falar sobre as receitas mais famosas do Rio Grande do sul.
Dentro deste quadro de hoje, vem a receita do carreteiro de charque ( uma das iguarias mais desejadas).
A receita é simples, mas um pouco dificultosa nas etapas que tem que ser feita, mas vale a pena o trabalho. E lembrando que um bom acompanhamento com o tal, é o vinho.
A carne de charque é a parte mais difícil; e/ou não. Pois, ela pode ser comprada pronta; ou feita dias antes do prato principal que ele faz parte.
Para fazer o charque, você, terá um pouco de trabalho. Pois a carne tem que ser nova e fresca. Ou seja, terá que sacrificar um novilho de seu rebanho. Não pode ser carne velha!
- Preparação da carne:
Após levar o animal ao abate. Pegue toda a carne que pode ser aproveitada e pese. Toda a carne, deve Levar sal 1×2. Ou seja, 1 kg de carne por 2 kg de sal grosso, ou 4 kg de sal fino. Você pode banhar a carne numa solução de água com sal grosso ou fino e/ou largar o sal por cima do sal ( o que pega mais, porém, se jogar o sal direto pega somente em algumas partes). Logo após, fazer isso, deve-se colocar ela aberta , diretamente no sol, sempre alternando os lados da tal, deixando por 3 à 4 dias consecutivos no sol. Ah….e não esqueça de sempre recolher para dentro no fim do dia, ensacando a carne.
- Preparação do carreteiro:
Ingredientes:
– ½ kg de charque picado.
– 3 xícaras de arroz
– 3 xícaras de água
– 3 colheres de sopa de azeite de oliva
– ½ cebola picada
– 1 tempero verde
– 1 salsa
– 1 pimentão.
Modo de preparo:
Em uma panela de ferro, coloque as 3 colheres de azeite de oliva e deixe esquentar um pouco.
Coloque a cebola a fritar e deixe dar aquela douradinha básica. Após, retire a carne que deverá ser colocada em uma vasilha com água, de molho é de uma fritadinha até cozer.
Despeje o arroz, refogue tudo junto, jogando a água. Deixe cozinhar, e quando tiver secado toda a água, sirva em um recipiente temperando com a tempero verde, salsa e pimentão.
Agora está tudo pronto. Ao ataque?!