Coletânea, Receitas do sul: carreteiro de charque

  • Por celo
  • 16/09/2021
  • 156
  • 0

Coletânea, Receitas do sul: carreteiro de charque

Olá pessoal! Nessa coletânea de 10 textos, iremos falar sobre as receitas mais famosas do Rio Grande do sul.

Dentro deste quadro de hoje, vem a receita do carreteiro de charque ( uma das iguarias mais desejadas).

A receita é simples, mas um pouco dificultosa nas etapas que tem que ser feita, mas vale a pena o trabalho. E lembrando que um bom acompanhamento com o tal, é o vinho.

A carne de charque é a parte mais difícil; e/ou não. Pois, ela pode ser comprada pronta; ou feita dias antes do prato principal que ele faz parte.

Para fazer o charque, você, terá um pouco de trabalho. Pois a carne tem que ser nova e fresca. Ou seja, terá que sacrificar um novilho de seu rebanho. Não pode ser carne velha!

  • Preparação da carne:

Após levar o animal ao abate. Pegue toda a carne que pode ser aproveitada e pese. Toda a carne, deve Levar sal 1×2. Ou seja, 1 kg de carne por 2 kg de sal grosso, ou 4 kg de sal fino. Você pode banhar a carne numa solução de água com sal grosso ou fino e/ou largar o sal por cima do sal ( o que pega mais, porém, se jogar o sal direto pega somente em algumas partes). Logo após, fazer isso, deve-se colocar ela aberta , diretamente no sol, sempre alternando os lados da tal, deixando por 3 à 4 dias consecutivos no sol. Ah….e não esqueça de sempre recolher para dentro no fim do dia, ensacando a carne.

carreteiro de charque

Receita carreteiro de charque

  • Preparação do carreteiro:

Ingredientes:

– ½ kg de charque picado.

– 3 xícaras de arroz

– 3 xícaras de água

– 3 colheres de sopa de azeite de oliva

– ½ cebola picada

– 1 tempero verde

– 1 salsa

– 1 pimentão.

Modo de preparo:

Em uma panela de ferro, coloque as 3 colheres de azeite de oliva e deixe esquentar um pouco.

Coloque a cebola a fritar e deixe dar aquela douradinha básica. Após, retire a carne que deverá ser colocada em uma vasilha com água, de molho é de uma fritadinha até cozer.

Despeje o arroz, refogue tudo junto, jogando a água. Deixe cozinhar, e quando tiver secado toda a água, sirva em um recipiente temperando com a tempero verde, salsa e pimentão.

Agora está tudo pronto. Ao ataque?!

RELACIONADOS

Deixe seu comentário

© 2021 - Dicas Simples Decoração – casa e jardim