7 dicas de como planejar uma mudança sem problemas

  • Por celo
  • 24/09/2021
  • 105
  • 0

7 dicas de como planejar uma mudança sem problemas

Algumas pessoas ficam nervosas só de pensar em mudar de casa. Se você é uma daquelas pessoas que não sabe como organizar uma mudança, este artigo lhe dará dicas valiosas que você pode colocar em prática.

 

Desde embalar tudo na casa até a papelada e o orçamento do frete, nós o ajudaremos a planejar uma mudança sem problemas. Confira estas dicas:

1 – Familiarize-se com sua nova casa antes da mudança.

Devido à conveniência oferecida pelos agentes imobiliários e locadores ao alugar casas, é muito comum que as pessoas assinem um contrato sem ver primeiro o local.

Muitas vezes, na correria da vida cotidiana, uma visualização é agendada para um dia em que não temos muito tempo livre e podemos ignorar detalhes como ajustes a serem feitos, grandes reparos ou mesmo a necessidade de reparar móveis.

A única maneira de evitar estes problemas é agendar uma visita de inspeção em um dia em que você tenha muito tempo para fazer perguntas e até mesmo fotografar os problemas no local, caso encontre algo que não esperava ou não gostava.

Se você não puder ir, providencie alguém de sua confiança para fazer a inspeção para você.

Obviamente, não parecerá a mesma coisa e você pode perder algo que perceba no futuro, mas é melhor obter uma avaliação completa de alguém que você conhece antes de se mudar, em vez de depender apenas de fotos fornecidas pelo locador.

2 – Decidir o que vai e o que fica.

Uma nova casa, uma mudança de cenário e talvez uma reavaliação de se você realmente precisa de tudo o que tem em casa? Este pode ser um bom momento para considerar se você pode enviar algumas roupas como presente, se os móveis velhos caberão na casa nova, etc.

Estas avaliações podem começar tão cedo quanto algumas semanas antes da mudança e tornarão o processo para um novo lugar muito mais fácil. Móveis que estão em boas condições e não irão para a nova casa podem ser vendidos ou doados a locais de coleta de móveis se você não tiver ninguém a quem vendê-los ou doá-los.

Dica bônus: existem grupos e websites na Internet que podem ajudá-lo neste processo sem sair de casa.

3 – Se abasteça de caixas e embalagens

Quando você souber que está se mudando, comece a procurar caixas e embalagens para armazenar os itens que você está levando. Você pode reservar caixas online, pedir ajuda a familiares e amigos ou pegá-las em mercados próximos; as lojas muitas vezes têm sobras.

Se você não puder obter doações, além das caixas que você pode comprar, você precisará fornecer itens de proteção, tais como plástico bolha, espuma e jornal para embrulhar artigos de pequeno e médio porte.

Para evitar arranhões ou outros danos aos móveis mais delicados, separe um pano para cobrir a superfície. Use uma camada de pano e uma segunda camada de plástico para proteção.

Para certos tipos de artigos, tais como ursinhos de pelúcia para crianças e roupas mais leves, use sacos de lixo grandes como cobertura.

4 – Mudança de endereço para correspondência e serviços

Se você já tiver preparado um novo contrato de locação ou compra, mude o endereço das contas e outras correspondências para o endereço de sua nova residência.

É importante fazer isso antes do dia da mudança, pois algumas empresas são lentas na atualização de suas contas e precisam dar aviso prévio para garantir que as cartas cheguem ao lugar correto.

Novas instalações, tais como eletricidade, água e internet, também podem ser planejadas para o período antes de sua mudança. Verifique com seus prestadores de serviços se você pode mudar seu endereço ou se você precisa se inscrever para uma nova tarifa.

5 – Meça seus móveis e determine sua localização

Antes do dia da mudança, meça seus móveis e eletrodomésticos e calcule quais itens serão colocados em qual ambiente e em qual local.

Conhecer as dimensões dos itens e as aberturas na casa o ajudará a determinar se será necessário desmontar os móveis ou se você pode levar os móveis montados.

Você também pode planejar a aparência de cada uma das salas. Isto também o ajudará a coordenar as pessoas em movimento no dia da mudança, pois você será capaz de determinar com mais precisão onde cada item será colocado.

6 – Identificando caixas

planejar uma mudança sem problemas

Dicas planejar uma mudança sem problemas

Ao embalar itens e colar caixas, use um lápis ou etiquetas para anotar o que cada caixa contém. Faça isso assim que terminar cada embalagem, pois se você deixar a identificação das caixas para mais tarde, não se lembrará do que cada embalagem contém.

A identificação ajuda a organizar o novo lar. Uma vez descarregado o caminhão da mudança é possível usar etiquetas para colocar cada caixa ou saco nos quartos onde ele deve ser.

A melhor maneira de criar etiquetas é escrever o que está sendo embalado e onde a caixa será colocada. Por exemplo, “livros/escritório” ou “pratos/cozinha“.

Tenha também em mente que as embalagens contêm itens frágeis que podem quebrar. Esta rotulagem é essencial para manter os itens inteiros, especialmente se você tiver contratado empresas de mudanças.

7 – Contratar uma empresa de mudanças com boa reputação

Independente se você esteja movendo muitos itens ou apenas alguns, procure por um frete respeitável. Dependendo de suas necessidades, você pode encomendar caminhões ou vans de diferentes tamanhos.

Se você tiver um grande volume de itens, certifique-se de que o profissional ou empresa que você contratou para a mudança fornecerá ajudantes para transportar os móveis e caixas. Organize isto com antecedência para não ter uma surpresa desagradável no dia da mudança, especialmente se você estiver se mudando para um apartamento ou casa com mais de um andar.

Finalmente, esteja preparado para acompanhar todo o processo de mudança. Esteja perto dos transportadores enquanto eles carregam e descarregam seus pertences.

Uma vez desenhada a planta da sala, instrua os profissionais a colocar os móveis e caixas nos lugares certos. Após a mudança, tenha em mente que você tem muito trabalho pela frente. Mas não se preocupe, tudo estará resolvido e em poucas semanas sua nova casa será exatamente o que você sempre sonhou.

 

RELACIONADOS

Deixe seu comentário

© 2021 - Dicas Simples Decoração – casa e jardim